top of page
  • Cibelle Nery

Fique Ligado!

Aqui você encontra algumas das obras do romantismo mais cobradas dos vestibulares!

  • O Canto do Piaga - Poema de Gonçalves Dias, publicado em 1846 na obra "Primeiros Cantos". O piaga conta aos guerreiros da tribo uma premonição que teve em forma de visão. Nela, ele conta que via fantasmas que futuramente viriam destruir o seu povo. Mais informações!


  • Ainda uma vez – Adeus! - Poema escrito por Gonçalves Dias, escritor da época Romântica, poeta da primeira geração no Brasil. O poema é o mais inspirado de seu lirismo amoroso, o eu lírico trata desse amor intenso e incompreendido. (trecho retirado do livro Arte Literária: Portugal e Brasil de Clenir Bellezi de Oliveira)


  • Se eu morresse amanhã!– Escrito por Álvares de Azevedo, o título do poema “Se Eu Morresse Amanhã” traz para o leitor a ideia de circunstância, e, também a óbvia alusão à morte, mostrando o espírito que se manifesta não só neste poema, mas na 2ª Geração do Romantismo no Brasil, geração do poeta Álvares de Azevedo, caracterizada pelo gosto pelo mórbido, pessimismo desesperado, escapismo na morte, etc. Mais informações!


  • Lembrança de morrer– Poema escrito por Álvares de Azevedo típico poema ultrarromântico e subjetivista, com características do byronismo e temática de amor e morte.


  • Viagens na minha terra - Publicado em 1846, o livro de Almeida Garret é uma mistura de realidade e ficção. No livro, o autor narra uma viagem verdadeira entre Lisboa e Santarém. É contada uma história de amor envolvendo Carlos, filho do Frei Dinis, que acaba por trair Joaninha, "a menina dos rouxinóis", que morre louca. (trecho retirado do site Vestibular)


  • Til - Escrito em 1872, o livro pertence à fase regionalista da obra de José de Alencar. Retrata os costumes, a linguagem e a vida rural do século 19. Apresenta características românticas, como a idealização da natureza, a subjetividade e os enredos românticos. (trecho retirado do site Vestibular)


  • Memórias de um Sargento de Milícias - Romance de Manuel Antônio de Almeida que se passa na época de D. João VI. Divertido, a narrativa mostra a vida da "baixa sociedade" no Rio de Janeiro antigo e apresenta a sociedade brasileira (que mal começava a se esboçar naquele momento) pela perspectiva dos pobres. Como romance picaresco, o livro conta, também, a história de Leonardo, rejeitado pelos pais pouco depois do nascimento, criado pelo padrinho e, depois, pela madrinha, que, entre aventuras e desventuras na "baixa sociedade" fluminense, é preso pelo Major Vidigal. (trecho retirado do site Vestibular)


  • Vozes d'África – Poema escrito por Castro Alves possui a mesma temática de O Navio Negreiro. O poeta escreve em primeira pessoa como se fosse o próprio continente africano que clama por ajuda e pelo fim do sofrimento. (trecho retirado do site Nova Escola)


  • Adormecida – Poema escrito por Castro Alves apresenta idealização da mulher, possui o lirismo sensual, contendo uma sensualidade sinuosa e quente.

  • O Guesa– Escrito por Sousândrade , O Guesa é um poema em treze cantos, dos quais quatro ficaram inacabados. A base do poema é a lenda indígena do Guesa Errante. O personagem Guesa é uma criança roubada aos pais pelo deus do Sol e educado no templo da divindade até os 10 anos, sendo sacrificado aos 15 anos, após longa peregrinação pela "estrada do Suna". (trecho retirado do site Educa Terra)

QUEM SOMOS

      Olá, somos do segundo ano de Telecomunicações (2AT) da Fundação Nokia e criamos este blog com o objetivo de auxiliar e esclarecer as dúvidas com relação a escola literária do Romantismo, tendo foco no autor José de Alencar, de modo que encontrem aqui questões de vestibulares comentadas, biografias dos autores, vídeos, análises, resenhas e entre outros recursos que facilitem o aprendizado. Este também é um exercício avaliativo aplicado pela professora Dayanna Porto, professora de Língua Portuguesa e Literatura.

Obrigado pela visita e boa leitura!

LITER-AT

bottom of page