Questões Comentadas II
- 2AT
- 26 de jul. de 2016
- 5 min de leitura

Texto a seguir referente às quatro questões abaixo:
1) (UECE-2006)
“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara.
O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite.
..........................................................................................................................................................................
Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.
Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.
Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido.
De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada, mas logo sorriu. O moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de ternura e amor. Sofreu mais d'alma que da ferida.
O sentimento que ele pos nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.
A mão que rápida ferira, estancou mais rápida e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida: deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada.
O guerreiro falou:
- Quebras comigo a flecha da paz?
- Quem te ensinou, guerreiro branco, a linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro guerreiro como tu ?
- Venho de bem longe, filha das florestas. Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus.
- Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos tabajaras, senhores das aldeias, e à cabana de Araquém, pai de Iracema. ” (José de Alencar, do romance Iracema)
No romance Iracema, José de Alencar exalta a natureza e a mulher. Assinale a alternativa em que NÃO está presente essa característica do Romantismo nacional
a) “a virgem dos lábios de mel que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna” (linhas 3 a 4):
Elimina-se esta alternativa pois é perceptível que o autor enaltece a beleza de uma mulher quando descreve uma “virgem dos lábios de mel”, e “os cabelos mais negros que a asa da graúna ”.
b) “mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do
Ipu” (linhas 8 a 9):
Não tem-se esta alternativa como resposta pois o autor dá a sua personagem características além das quais ela possui como em “mais rápida que a ema selvagem”
c) “um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta” (linhas 13 a 14):
Está é a alternativa correta pois o autor simplesmente caracteriza o lugar no instante observado sem fazer nenhuma referência a mulher.
d) “O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque
como seu hálito perfumado”. (linhas 6 a 7):
Justifica-se a característica do romantismo no fato de o autor fazer muitas comparações elogiosas em relação as características da mulher.
Resposta : LETRA C
2) (UECE-2006) “... a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo da grande nação tabajara” (linhas 8 a 10). Nessa frase o narrador afirma que:
Antes de responder a questão proposta é necessário esclarecer o significado da palavra ”campeava”, que é o mesmo que cavalgava ou sair em busca de companhia.
a) Iracema campeava sua tribo.
A interpretação não se aplica pois se refletido o sentido da frase não tem nexo.
b) a virgem morena campeava sobre sua.
Novamente pode-se afirmar que a frase proposta não tem sentido.
c) a tribo campeava no sertão e nas matas do Ipu.
Apesar da frase ter nexo, pode haver confusão em relação ao sentido dados os dois significados da palavra.
d) a tribo cavalgava pelo sertão e matas do Ipu.
Está é a resposta correta pois há sentido claro e nenhuma possibilidade de algum erro com relação ao sentido.
Resposta : LETRA D
3) (UECE-2006) Iracema pertencia à tribo dos tabajaras, de origem ______:
a) tupi
Grupo indigena nômade que deu origem a vários outros grupos como os tamoios, guaranis, tupiniquins, tupinambás, entreoutros.
b) tamoio
Os tamoios tiveram sua origem em meio aos grupos de tupis nômades, contudo o grupo que viria ser os tamoios se fixaram no litoral enquanto os tupis continuaram a migrar, então do grupo de tamoios que fixou-se na região litorânea surgiu um novo grupo indígena os tabajaras. Sendo essa a resposta correta.
c) tapuio
designação dada aos grupos indígenas que não falavam a língua tupi eque viviam em áreas mais interioranas do pais.
d) Tapeba
Grupo indígena derivado dos potiguaras, tremembés e cariris.
Resposta : LETRA B
4)(UECE-2006) José de Alencar escreveu romances históricos, regionalistas, urbanos e indianistas. Assinale a alternativa, cuja correspondência está correta
Antes de responder as questões propostas é valido definir o que são um romance histórico, regionalista, urbano e indianista. Um romance histórico mistura história e ficção, reconstruindo ficticiamente acontecimentos, costumes e personagens históricos. Um romance regionalista aborda questões sociais a respeito de determinadas regiões do Brasil, destacando características de cada região, linguajar típico da região muitas vezes é utilizado no Romance e as personagens são pessoas que vivem longe das cidades. Um romance urbano nele a vida social das grandes cidades era retratada, e o motivo das tramas eram, principalmente, as comuns intrigas amorosas, as traições. Um romance indianista traz à tona a vida e os costumes indígenas.
a) Históricos: As Minas de Prata, A Guerra dos Mascates, Til.
Todas as obras apresentadas são romances históricos de José de Alencar, exceto Til que é regionalista.
b) Regionalistas: O Tronco do Ipê, Sonhos D’Ouro, o Sertanejo.
Das obras apresentadas somente Sonhos D’ouro não é regionalista e sim urbana.
c) Urbanos: Senhora, A Viuvinha, Cinco Minutos.
Todas as obras acima são classificadas como urbanas urbanas caracterizando a resposta correta.
d) Indianistas: Iracema, O Guarani, Lucíola.
A única obra que distoa da classificação imposta anteriormente é Lucíola que se trata de uma produção urbana.
Resposta: LETRA C
5) (UFC-2003) Assinale a alternativa correta quanto às assertivas sobre Joaquim Manoel de Macedo.
I. O escritor iniciou sua carreira literária, quando o movimento romântico já sofria declínio.
II. Macedo primou pela originalidade e fez de cada romance seu uma obra que não lembrava as anteriores.
III. O romancista aliou a observação da realidade e a espontaneidade inventiva ao representar a vida social de sua época.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas II é verdadeira.
c) Apenas III é verdadeira.
d) Apenas I e II são verdadeiras.
e) Apenas II e III são verdadeira
I - incorreta, pois Joaquim começou no início do romantismo brasileiro, sendo até considerado o fundador do desde movimento no Brasil.
II – incorreta, Macedo após o grande sucesso de A moreninho, passou a produzir uma sequência de obras com características em comum, para serem consumidas pelo seu público leitor, se negou a absorver as novidades trazidas por José de Alencar.
III – correta, suas obras geralmente giram em torno do cotidiano burguês que se enredava em uma série de confusões amorosas, desencontros, festas e deboches estudantis.
Resposta: LETRA C