top of page
  • 2AT

QUESTÕES COMENTADAS V

1) (FMABC-SP) Assinale a alternativa em que se encontram três características do movimento literário ao qual se dá o nome de Romantismo:

a) predomínio da razão, perfeição da forma, imitação dos antigos gregos e romanos

b) reação anticlássica, busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação

c) anseio de liberdade criadora, busca de verdades absolutas e universais, arte pela arte

d) desejo de expressar a realidade objetiva, visão materialista do universo

e) preferência por temas medievais, rebuscamento de conteúdo e de forma, tentativa de expressar a realidade inconsciente.

Resolução:

Não houve imitação da idade média e não foi um movimento tão cristão (eliminando a “a” e a “e”); eles não procuram a verdade, pois idealizaram tudo (eliminando a “c” e a “d”); Foi uma escola totalmente nova, não buscando imitações das passadas, com o pensamento de “identidade nacional”, totalmente sentimentais e idealizadores, sendo a alternativa “b” a correta.

Resposta: LETRA B

 

2) (VUNESP-SP) Leia com atenção os textos a seguir:

1.

"Triste Bahia! Ó quão dessemelhante

Estás e estou do nosso antigo estado!

Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,

Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te máquina mercante,

Que em tua larga barra tem entrado,

A mim foi-me trocando, e tem trocado,

Tanto negócio e tanto negociante."

2.

Prólogo

"Amigo leitor, arribou a certo porto de Brasil, onde eu vivia, um galeão, que vinha das Américas espanholas. Nele se transportava um mancebo, cavalheiro instruído nas humanas letras. Não me foi dificultoso travar com ele uma estreita amizade, e chegou a confiar-me os manuscritos que trazia. Entre eles encontrei as Cartas chilenas, que são um artificioso compêndio das desordens que fez no seu governo Fanfarrão Minésio, general do Chile."


3.

Tragédia no lar

"Na senzala, úmida, estreita,

Brilha a chama da candeia,

No sapé se esgueira o vento.

E a luz da fogueira ateia.

Junto ao fogo, uma africana,

Sentada, o filho embalando,

Vai lentamente cantando

Uma tirania indolente

Repassada de aflição

E o menino ri contente...

Mas treme e grita gelado,

Se nas palhas do telhado

Ruge o vento do sertão."

Assinale a alternativa correta:

a) Os textos 1, 2 e 3 foram escritos respectivamente por autores barroco, árcade e romântico.

b) Os textos 1, 2 e 3 apresentam características dos movimentos romântico, parnasiano e simbolista.

c) os textos 1, 2 e 3 foram escritos por autores de diferentes fases do modernismo.

d) Os textos 1, 2 e 3 pertencem ao mesmo movimento literário e se caracterizam por uma postura satírica.


Resolução:

O texto 1 é do Gregório de Matos, poeta barroco. Onde há usos de ambiguidades e de hipérbatos sendo característica do barroco;

O texto 2 é do livro cartas chilenas de Tómas Antônio Gonzaga, escritor Árcade.

O texto 3 trata de um poema abolicionista, e esse estilo de texto só apareceu no terceiro momento do Romantismo.


Resposta: LETRA A

 

3) (UFPB-2006)

O “Adeus” de Teresa

1 A vez primeira que eu fitei Teresa,

Como as plantas que arrasta a correnteza,

A valsa nos levou nos giros seus...

E amamos juntos... E depois na sala

“Adeus” eu disse-lhe a tremer co’a fala...

6 E ela, corando, murmurou-me: “adeus”.

Uma noite... entreabriu-se um reposteiro...

E da alcova saía um cavaleiro

Inda beijando uma mulher sem véus...

Era eu... Era a pálida Teresa!

“Adeus” lhe disse conservando-a presa...

12 E ela entre beijos murmurou-me: “adeus!”

Passaram tempos... séc’los de delírio

Prazeres divinais... gozos do Empíreo...

... Mas um dia volvi aos lares meus.

Partindo eu disse -“Voltarei!... descansa!...”

Ela, chorando mais que uma criança,

18 Ela em soluços murmurou-me: “adeus!”

Quando voltei... era o palácio em festa!...

E a voz d’Ela e de um homem lá na orquestra

Preenchiam de amor o azul dos céus.

Entrei!... Ela me olhou branca... surpresa!

Foi a última vez que eu vi Teresa!...

24 E ela arquejando murmurou-me: “adeus!”

São Paulo, 28 de agosto de 1868. (ALVES, Castro. Espumas Flutuantes. São Paulo: FTD, 1987,p. 53).

GLOSSÁRIO:

reposteiro: cortina.

alcova: quarto de dormir.

Empíreo: morada dos deuses (mitologia).

volver: voltar.

arquejar: respirar com dificuldade, ofegar.

librar: fundamentar, basear, concentrar.

malgrado: apesar de, a despeito de.

ardimento: astúcia.

arrostar: olhar de frente, afrontar, encarar sem medo.

Leia os seguintes fragmentos poéticos:

I

Mulher do meu amor! Quando aos meus

beijos

Treme tua alma, como a lira ao vento,

Das teclas de teu seio que harmonias,

Que escalas de suspiros, bebo atento!

(Castro Alves)

II

Eu vi-a e minha alma antes de vê-la

Sonhara-a linda como agora vi;

Nos puros olhos e na face bela,

Dos meus sonhos a virgem conheci.

(Casimiro de Abreu)

III

Eras a estrela transformada em virgem!

Eras um anjo, que se fez menina!

Tinhas das aves a celeste origem.

Tinhas da lua a palidez divina,

Eras a estrela transformada em virgem!

(Castro Alves)

A imagem da mulher presente no poema O “Adeus” de Teresa diferencia-se da imagem expressa apenas no(s) fragmento(s):

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) II e III

Resolução:

Castro Alves apresenta no texto a ideia de uma mulher de carne e osso e sensualizada, uma mulher real, não mais idealizada como antes. Com isso, no fragmento I, é possível perceber a ideia de uma mulher real, a qual o próprio ator diz que a beijou “Quando aos meus beijos treme a tua alma”. No fragmento II, é possível perceber uma ideia de mulher idealizada, a qual o ator deixa bem claro no trecho “Dos meus sonhos a virgem conheci”. No fragmento III, também se diferencia do texto, pois percebe-se uma idealização da mulher em quase todo o trecho.

Resposta: LETRA E

 

4) (VUNESP-SP) Costuma-se dizer que as obras inauguradas do Romantismo em Portugal e no Brasil foram, respectivamente:

a) poema Camões e O Guarani.

b) Primo Basílio e Suspiros Poéticos e Saudades.

c) poema Camões e Suspiros Poéticos e Saudades.

d) Folhas Caídas e Iracema.

e) A Moreninha e A Escrava Isaura.

Resolução:

O marco didático do romantismo em Portugal fora em 1825 com a publicação da obra Camões, de Almeida Garrett, onde o poema é sobre a vida desse poeta, escrito em 10 cantos e em versos decassílabos brancos. Entretanto, no Brasil, o marco do Romantismo deu-se em 1836 com a obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, contendo duas obras em um só volume.


Resposta: LETRA C.

 

5)(PUC-RS)

"Já de morte o palor me cobre o rosto

Nos lábios meus o alento desfalece.

Surda agonia o coração fenece

E devora meu ser mortal desgosto!

do leito embalde no macio encosto

Tento o sono reter!... Já esmorece

O corpo exausto que o repouso esquece...

Eis o estado em que a mágoa me tem posto!"

A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia de Álvares de Azevedo prende-se ao:


a) idealismo amoroso.

b) saudosismo inconformado.

c) misticismo religioso.

d) negativismo filosófico.

e) mal do século.

Resolução:

Álvares de Azevedo foi um dos autores do período ultrarromântico, época marcada pelo mal do século. O romantismo desse período era caracterizado por pessimismo, apego à bebida e vícios, além da atração pela noite demonstrando temas satânicos e macabros, retratados muitas vezes pelo próprio Álvares de Azevedo.


Resposta: LETRA E

QUEM SOMOS

      Olá, somos do segundo ano de Telecomunicações (2AT) da Fundação Nokia e criamos este blog com o objetivo de auxiliar e esclarecer as dúvidas com relação a escola literária do Romantismo, tendo foco no autor José de Alencar, de modo que encontrem aqui questões de vestibulares comentadas, biografias dos autores, vídeos, análises, resenhas e entre outros recursos que facilitem o aprendizado. Este também é um exercício avaliativo aplicado pela professora Dayanna Porto, professora de Língua Portuguesa e Literatura.

Obrigado pela visita e boa leitura!

LITER-AT

bottom of page