ANÁLISE LITERÁRIA | CINCO MINUTOS
- Elton Jonathas
- 10 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Enredo:
A ação se inicia quando o Protagonista, jovem e ingênuo, atrasa-se cinco minutos quando ia tomar o ônibus das seis horas em Andaraí, e passa a esperar o das sete. Nesta ocasião, ele acaba encontrando-se com Carlota (só revela seu nome depois que se conhecem), por quem fica extremamente apaixonado. Ela não se revela e a única frase que lhe diz é “Non ti scordar di me”, que significa “não se esqueça de mim”, depois desaparece sem deixar vestígios.
Depois do ocorrido, ele sente a necessidade de encontrá-la novamente, na expectativa de conhecê-la. Quinze dias depois ele vai a um baile e a encontra, mas ainda não se conhecem. Posteriormente, passados trinta dias, o protagonista vai a um teatro e a avista, tenta chamar sua atenção, mas não é correspondido.
Em seguida, um dia após a ida ao teatro, ele recebe uma carta de autoria de Carlota, em que ela explica que o foge porque está doente, e o aconselha a esquecê-la. O mesmo aceita o conselho e passa alguns dias no campo, mas volta à cidade temendo que ela o esqueça. Após isso, recebe outra carta de mesma autoria, em que ela o avisa que a única maneira de retardar sua enfermidade seria fazer várias viagens. Numa dessas viagens, eles se encontram, ela revela seu nome a ele, e têm sua primeira realização amorosa.
Após o acontecido, Carlota viaja para a Europa sem o informar. Desesperadamente, o protagonista vai à sua procura. Após se encontrarem, devido aos cuidados dele e da mãe da amada, ela se cura de tal doença, e eles se casam em Florença. No fim, retornam ao país, estabelecem-se num ambiente campestre de Minas Gerais e passam a morar lá o resto de suas vidas.
Personagens:
1. Protagonista: burguês, ingênuo, sem experiências de vida, romântico, mas não sabe o que é amar. Personagem-narrador, pois é ele quem narra toda a história e seu nome não é citado.
2. Carlota: possui 16 anos, sonhadora no início da história, ideal de beleza romântico. Atuava como antagonista já que, por possuir uma grave doença, impedia o protagonista de tê-la ao seu lado.
Tempo:
Cronológico, passa-se aproximadamente em três meses.
Espaço:
O palco principal da narrativa é o Rio de Janeiro, principalmente nos bairros de Andaraí e Petrópolis.
Foco narrativo:
Narrada em primeira pessoa, a obra é uma espécie de carta em que o autor, como artifício para tentar aproximá-la da realidade, escreve a sua prima, que não revela o nome e o leitor a conhece apenas por D. Nessa carta, ele conta como conheceu e se casou com o amor de sua vida.
Verossimilhança:
O retrato do ideal acabado de vida burguesa da época, reproduzida na Corte Brasileira.
Contexto histórico:
Século XIX, tempo em que o Brasil estava recém-liberto de Portugal e também, consolidando o regime democrático e a economia capitalista.
Temática:
O tema central da narrativa é a idealização do amor, pois, na história, simbolizou uma força restauradora e duradoura, que tudo pode, capaz de curar a própria doença de Carlota.
Características da escola literária:
Idealização do amor;
Fantasias românticas, imaginação, interligadas para formar um final feliz;
Divulgação do ideal de vida burguês.