top of page
  • 2AT

QUESTÕES COMENTADAS VII


1) (FUVEST-2007)

O Pajé falou grave e lento: — Se a virgem abandonou ao guerreiro branco a flor de seu corpo, ela morrerá; mas o hóspede de Tupã é sagrado; ninguém o ofenderá; Araquém o protege. José de Alencar, Iracema.

a) Tendo em vista, no contexto da obra, a lógica que rege o comportamento do Pajé, explique por que, para ele, “a virgem” (Iracema) deverá morrer e o “guerreiro branco” (Martim) deverá ser poupado, caso estes tenham mantido relações sexuais. Resolução: Iracema era sacerdotisa e protetora do segredo de Jurema, ou seja, não poderia jamais ter relações com absolutamente ninguém, e se de fato tivesse mantido relações sexuais com o ‘’guerreiro branco’’ teria de morrer, pois não seria mais apta a ser sacerdotisa por ter se entregado a desejos carnais. Já Martim seria poupado pois, de acordo com o pajé, ele havia sido mandado por tupã, e assim estaria protegido de qualquer punição, mesmo que seus ato pudesse tirar a vida de Iracema e também sua relação para com o deus tupã.


b) Considerando, no contexto da obra, a caracterização da personagem Martim, explique por que foi apenas quando estava sob o efeito do “vinho de Tupã” que ele manteve, pela primeira vez, relações sexuais com Iracema. Resolução: Ele era forasteiro, ou seja, a hospitalidade do pajé foi colocada em jogo, pois o herói romântico idealizado havia possuído Iracema, a sacerdotisa de sua tribo, por isso foi poupado graças a uma rígida lei de hospitalidade, mesmo que fosse de caráter nobre e obediente não poderia trair a confiança de seu acolhedor.

 

2) (UFG-2007) No tocante à descrição dos costumes indígenas, José de Alencar, em Ubirajara, retoma um procedimento já utilizado nos relatos dos cronistas do século XVI. No romance, o tratamento das informações referentes à cultura indígena resulta na:

a) transformação do passado colonial do Brasil. b) idealização da figura do indígena nacional. c) indicação dos sentidos da cultura autóctone. d) apresentação dos primeiros habitantes do Brasil. e) introdução do índio na literatura brasileira.


Resolução:

Um dos objetivos de Alencar era engrandecer a cultura brasileira, colocando em evidência quem vivia aqui e tirando um pouco as ideias europeias da população. O herói europeu, na visão do autor se tornou o índio, forte e guerreiro, com características típicas da região mas com o mesmo caráter do romantismo português.


Resposta: LETRA B

 

3) (UFG-2007) A ênfase na realidade brasileira faz parte dos projetos literários de José de Alencar e Mário de Andrade, apresentando como característica convergente a:

a) revelação literária da identidade nacional. b) evocação determinista do povo brasileiro. c) exaltação nativista da paisagem tropical. d) descrição minuciosa do cenário local. e) concepção idealista do tempo histórico.


Resolução:

O Romantismo teve como objetivo determinar uma identidade para o país. Os autores José de Alencar e Mário de Andrade foram os principais precursores para esta ato, colocando em suas obras características românticas, é claro, porém não deixando de enriquecer sua terra e fortalecer os laços para melhor concretização de uma identidade própria.


Resposta: LETRA A

 

4) (UFG-2007) Ubirajara, de José de Alencar, e O Fantasma de Luís de Buñuel, de Maria José Silveira, representam, respectivamente, as tendências romântica e contemporânea da literatura brasileira, caracterizadas:

a) pela configuração realista do enredo no primeiro e pelo enquadramento histórico no segundo. b) pelo tom lendário constitutivo tanto das personagens de um quanto do outro. c) pelo uso enfático da prosa intimista tanto no primeiro quanto no segundo. d) pela predominância da terceira pessoa no primeiro e variação do foco narrativo no segundo. e) pela utilização verossímil do tempo psicológico no primeiro e do cronológico no segundo.


Resolução:

A maioria das obras de Alencar são colocadas em terceira pessoa por uma questão de melhor ênfase, ou seja, o narrador pode dar diversas perspectivas no decorrer do enredo sobre cada personagem e deixar o leitor a par de tudo que está acontecendo na história. Já Maria José Silveira não só apresenta o enredo sem participar dele, ele demostra a concepção de cada personagem do seu ponto de vista, e como a personagem reagem a cada nova experiência no decorrer da história.


Resposta: LETRA D

 

5) (PUC - PR-2007) Leia o texto e assinale a alternativa que identifica os elementos românticos do trecho citado de Senhora, de José de Alencar: “As cortinas cerraram-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor conjugal.”

a) a perspectiva recatada e a afinidade entre sentimento e natureza. b) a vida como teatro e a intensa religiosidade. c) a natureza sem defeitos e o amor idealizado. d) a noite enquanto símbolo e a música como pano de fundo para o amor. e) a linguagem rebuscada e a idealização amorosa.


Resolução:

José de Alencar é conhecido por detalhar muito bem os sentimentos e relacioná-los com componentes da natureza. Cada sentimento para ele, pode ser colocado em alguma forma em conjunto com algo ao redor, que simbolize a beleza das flores e aves, ou seja, para Alencar o sentimento pode ser descrito na natureza.


Resposta: LETRA A



QUEM SOMOS

      Olá, somos do segundo ano de Telecomunicações (2AT) da Fundação Nokia e criamos este blog com o objetivo de auxiliar e esclarecer as dúvidas com relação a escola literária do Romantismo, tendo foco no autor José de Alencar, de modo que encontrem aqui questões de vestibulares comentadas, biografias dos autores, vídeos, análises, resenhas e entre outros recursos que facilitem o aprendizado. Este também é um exercício avaliativo aplicado pela professora Dayanna Porto, professora de Língua Portuguesa e Literatura.

Obrigado pela visita e boa leitura!

LITER-AT

bottom of page